Página Inicial     
Fale Conosco     
Quem Somos     

Programas de Qualidade I Desenvolvimento das empresas num mercado competitivo

Na mesma linha do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), para associados do Sescon-SP e da Aescon-SP, outras entidades ligadas ao empresariado também oferecem programas de gestão de qualidade, visando  relacionar melhoria de serviços e produtos com aperfeiçoamento dos recursos humanos.

O Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ), por exemplo, tem abrangência nacional e se propõe a estimular os empresários à reflexão sobre como obter melhores perspectivas de negócios e aumentar a produtividade, comprometendo toda a equipe da empresa.

O PSGQ trabalha conceitos e práticas da qualidade. Os participantes têm acesso a conteúdos sobre o fortalecimento das relações de parceria interna e externa, estruturação de um sistema baseado em processos; formula e desenvolve ações estratégicas, além de acompanhar a metodologia de implantação, gerenciamento de processos e monitoramento de resultados.

O PSGQ é dividido em cinco partes: “Fudamento da Excelência”, “D´Olho na Qualidade”, “Parcerias Eficazes”, “Processos” e “Visão Estratégica”. No módulo “D´Olho na Qualidade”, o empresário aprende a combater o desperdício. Já na última parte do curso, desenvolve competências para pensar e agir no negócio alinhadas à visão de futuro.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também procura ampliar a competitividade das empresas.

A palavra chave continua a mesma dos demais programas similares: qualidade.

O SP Qualidade da Fiesp reúne pessoal técnico capacitado, parceiros estratégicos e uma gama de serviços voltados tanto para os que ainda não implementaram seus sistemas de qualidade quanto para os que querem evoluir nos processos. 

O primeiro passo é a auto-avaliação das empresas participantes, que funciona como um check up on-line da qualidade, onde são identificados os pontos fortes e aqueles que podem, e devem, ser melhorados.

Há ainda outros programas da Fiesp, como de gestão ambiental (SGA) e o Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão (PPQG). Este último submete as empresas participantes a uma banca examinadora qualificada pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG). É uma equipe independente, isenta de conflitos de interesses, formada por profissionais que dedicam um número elevado de horas de trabalho voluntário e sem remuneração em prol da melhoria da gestão das organizações sediadas em São Paulo.

Os programas de gestão têm se disseminado por todo o país, objetivando o desenvolvimento das empresas em um mercado que se expande e se torna mais competitivo a cada dia. Por isso, é importante que os empresários com  atuação em outros estados da federação também acompanhem suas entidades de classe e se informem sobre o que vem acontecendo de novo.  No caso do Sebrae, como se trata de um órgão federal, sua área de abrangência é ilimitada e todos podem participar de suas atividades.

Rua Joel Jorge de Melo, 608
Fone (11) 5584-8489 | CEP 04128-081 | São Paulo - SP | Desenvolvido por: Tbr Web