Página Inicial     
Fale Conosco     
Quem Somos     

Alimentação | Fast-food legal

Há muito material escrito sobre alimentação e trabalho. O tema de fato vem ganhando importância devido ao desequilíbrio alimentar da maioria dos brasileiros. Consequência do desbalanceamento nutritivo e do sedentarismo, a obesidade tornou-se um problema global.

O excesso de peso é um dos fatores de risco que funciona como gatilho capaz de desencadear tantos outros problemas de saúde, comprometendo sobremaneira a qualidade de vida das pessoas, como pressão alta e diabetes.

Na empresa moderna, em que a obtenção por resultado pode romper, em certa medida, a rotina do trabalhador, que se vê obrigado com frequência a comer algo na rua, a atração por salgados, aqueles alimentos prontos, comumente de baixo valor nutritivo, alta caloria e inadequados como substituto de uma alimentação completa, tornam-se uma saída emergencial.

Nem sempre é fácil delimitar os ajustes para se manter competitivo nos mercados, o que pode resultar em mudanças na rotina da equipe. A empresa, no entanto, precisa se ater a essa dinâmica e orientar seus colaboradores sobre alternativas alimentar.

Para evitar que o improviso se torne um problema de saúde no longo prazo, é preciso saber improvisar. Por isso é importante saber que mesmo um simples sanduíche pode ser bem feito e equilibrar nutrientes básicos de uma boa alimentação.

O tomate, o alface, o frango grelhado são bases saudáveis e devem ser acompanhados com sucos naturais. Mas precisam ser manipulados por cozinheiros responsáveis. A responsabilidade da lanchonete ou até mesmo do trailer da esquina pode, até certo ponto, ser avaliada pelo visual.

Ausência de moscas no ar, ingredientes em vasilhames com tampas, estrutura de pia adequada, chapeiro com os cabelos protegidos e luvas nas mãos são a parte aparente do ponto. Se o lugar for movimentado significa que há ali renovação permanente dos alimentos. Ou seja, sanduíches com ingredientes frescos.

O colaborador deve estar ciente de que um alimento estragado ou inadequado para o momento pode trazer transtornos em seu dia a dia, seja por causa de uma intoxicação ou por uma simples sensação de mal-estar. O que compromete o desempenho individual e coletivo.

Se em sua empresa é constante a quebra da rotina dos empregados, estimule-os a ter sempre na bagagem uma fruta, um biscoito água e sal, uma garrafa de água ou de suco. As frutas, além de serem leves, completam a refeição, evitando o consumo extra de calorias.

A quebra da rotina pode não ser um problema para o colaborador e para a empresa se houver consciência dos mecanismos para equilibrar o ritmo sem comprometer a saúde de ninguém.

Rua Joel Jorge de Melo, 608
Fone (11) 5584-8489 | CEP 04128-081 | São Paulo - SP | Desenvolvido por: Tbr Web