Página Inicial     
Fale Conosco     
Quem Somos     

Balanço Social | Informações de natureza econômica, social e ambiental

O Balanço Social, publicado anualmente, é um instrumento de gestão e visa o reporte de informações de cunho econômico, social e ambiental, sobre tudo o que aconteceu na empresa, demonstrando que a empresa deu passos significativos para se posicionar no campo da sustentabilidade, agregando valores reconhecidos pelo mercado e pela comunidade.

Ele complementa o sistema de informações contábeis, pois permite aos usuários conhecer a atuação social da empresa, perante a comunidade e o meio ambiente, bem como o relacionamento com seus empregados. Seu procedimento foi normatizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução CFC nº 1.003/2004, que aprovou a NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental, com o objetivo de informar à sociedade, a participação e a responsabilidade social da empresa.

Para fins de aplicação desta norma, entende-se por informações de natureza social e ambiental, a geração e a distribuição de riqueza, os recursos humanos, a interação da empresa com o ambiente externo, e a interação com o meio ambiente. Pode-se, ainda, acrescentar ou detalhar outras informações que julgar relevantes.

A demonstração, quando elaborada, deve evidenciar os dados e as informações de natureza social e ambiental da empresa, extraídos ou não da contabilidade, e deve ser apresentada, para efeito de comparação, com as informações do exercício atual e do anterior. Quando divulgada, deve ser efetuada de forma complementar às demonstrações contábeis, não se confundindo com as notas explicativas.

O mérito da questão em cada avaliação dessa natureza é se posicionar no rol das empresas preocupadas com o bem estar coletivo e poder avançar nesse sentido com parâmetros autênticos e desafiadores, que certamente resultarão no fortalecimento de sua imagem.

Com um trabalho interno e externo responsável, realizado com transparência e diálogo, envolvendo projetos relacionados ao meio ambiente, cultura, educação e saúde, focado sempre no desenvolvimento social, a partir de parcerias com o poder público, a empresa tende a conquistar a consideração de seus colaboradores e consumidores, que não estarão mais apenas preocupados com produtos e serviços de qualidade, e sim, com o aprimoramento das relações entre a empresa e a sociedade.

Em contrapartida, um Balanço Social bem estruturado e coerente, devidamente documentado, abre as portas da empresa para uma nova realidade de relacionamentos, tanto na hora de obtenção de linhas de crédito e financiamentos, como para atrair investidores, que levam o Balanço Social em alta consideração no momento de avaliar o valor da empresa. Como adicional, há benefícios tributários específicos às empresas inovadoras.

O Balanço Social está em convergência com padrões internacionais e alinha às micro e pequenas empresas às grandes empresas. No caso das S.A., os projetos que elas desenvolvem são divulgados nas bolsas de valores para orientar analistas de mercado.

Assim, trata-se de um instrumento que possibilita um salto qualitativo no processo de gestão, amparado por lei, prepara inclusive, empresas familiares para o ambiente globalizado, onde as disputas por mercado estão em patamar que não se restringe apenas ao preço competitivo ou à relação doméstica com seus consumidores.

Em síntese, o balanço social demonstra que a empresa compreendeu a amplitude do conceito 'inovação', que inicia com uma gestão eficiente e a capacitação de pessoal para um novo ambiente de trabalho, mais aberto e criativo; passa pela modernização tecnológica da estrutura, que otimiza recursos para reduzir custos, e avança para as ações voltadas ao público externo, com responsabilidade social.

Não se deve esquecer que essa demonstração é de responsabilidade técnica de contabilistas devidamente preparados, devendo indicar as fontes cujos dados não foram extraídos da contabilidade, evidenciando o critério e o controle utilizado para garantir a integridade da informação. A responsabilidade técnica por informações não contábeis pode ser compartilhada com outros especialistas. A demonstração, deve ainda, ser objeto de revisão por auditor independente, quando submetida a esse procedimento.

Edição | 1610

Rua Joel Jorge de Melo, 608
Fone (11) 5584-8489 | CEP 04128-081 | São Paulo - SP | Desenvolvido por: Tbr Web