Página Inicial     
Fale Conosco     
Quem Somos     

Realização | Projete seu futuro a partir dos seus sonhos

Trabalhe pelas suas realizações. Nunca é demais lembrar que qualquer realização na vida, independente de sua magnitude, depende dos sonhos que se tem.

Deste modo, para que uma ideia se materialize, que se transforme em algo real, concreto, é preciso, antes de tudo, ter um sonho. Não se esqueça que é com os sonhos que você será capaz de projetar seu futuro! Portanto, tenha seus sonhos e comece a viver o momento atual para atingi-lo.

Quais são os seus sonhos? E, quando se fala em sonhos, pense neles tanto no aspecto profissional como no pessoal. Com os sonhos você é capaz de projetar o seu futuro.

Dentro deste contexto para projeção do futuro, há um modelo de exercício, com metodologia criada por J. A. Timmons (New Venture Creation: entrepreneurship for the 21st Century. Concord (Canadá): Irwin, 4th edition, 1994) e que, para esta matéria, foi adaptado de Fernando Dolabela (Empreendedorismo, a viagem do sonho: como se preparar para ser um empreendedor. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2002).

A metodologia é fácil de ser desenvolvida. Basta que você reserve um tempo para pensar e colocar suas respostas no papel.

É importante que você não gaste mais que 3 minutos para cada tarefa deste exercício:

1 - Pegue lápis ou caneta e uma folha em branco. Pense em você com 70 anos e identifique, na própria folha, as metas que imagina ter conseguido atingir até essa idade.

2 - Aponte as metas que deseja ver realizadas nos próximos sete anos de sua vida. Na seqüência, imagine que você terá apenas mais um ano de vida e aponte também suas metas. Como complemento desta atividade, agora você deverá reservar 6 minutos de seu tempo para as próximas tarefas.

3 - Identifique suas metas reais atuais e as metas que você desejaria realizar em toda a vida.

4 - Faça uma revisão das metas apontadas na tarefa 3 e, depois, classifique-as de acordo com suas prioridades.

5 - Selecione as três primeiras metas e liste os possíveis obstáculos que enfrentará para atingi-las.

6 - Identifique o que você fará para eliminar esses problemas.

7 - Tendo como referências as três primeiras metas que você descreveu na tarefa 5, aponte abaixo, seguindo uma ordem de prioridade, o que será necessário fazer para atingir cada uma dessas metas, indicando, inclusive, como serão medidos os resultados conquistados.

8 - Selecione tais ações em ordem de prioridade.

9 - Defina as datas para iniciar as ações e o prazo de duração de cada uma delas, bem como o lugar.

10 - Relacione os possíveis problemas que enfrentará.

11 - Aponte como pretenderá resolver tais problemas.

12 - Descreva os riscos, recursos e o que mais necessitar para o caso.

Que este modelo teórico para projeção de futuro seja mais um elemento para colaborar na realização prática de seus sonhos! E, quando seus sonhos se tornarem realidade, é bom estar preparado para aproveitá-los, sem perder tempo. Depois disto, comece a ter novos sonhos para, também, transformá-los em novas realidades.

Rua Joel Jorge de Melo, 608
Fone (11) 5584-8489 | CEP 04128-081 | São Paulo - SP | Desenvolvido por: Tbr Web